quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Série Iniciante: Miçangas "Seed Beads" (Parte 3)

Seed Beads Hexagonais

São seed beads que possuem um formato cilíndrico e a parede delas é cortada em seis lados (daí o nome). Acredito que elas sejam produzidas por quase todos os fabricantes, mas até hoje só utilizei as das marcas Matsuno, Miyuki e Toho. Em inglês elas são conhecidas como "hexagonal seed beads"ou simplesmente "hex seed beads".

Assim como as miçangas cilíndricas, as miçangas hex possuem um furo mais largo que as miçangas redondas. O único problema é que o corte delas (de cada lado do furo) não é lisinho e perfeito. E devido a esse corte irregular, você pode encontrar algumas miçangas com pontas mais afiadas que podem danificar a linha.

Eu selecionei algumas fotos para vocês verem exatamente como é o formato dessas seed beads. Observem também o corte irregular em algumas delas:


Crédito: artfire.com

Crédito: tamarascottdesigns.com

Crédito: hautehobby.com

Apesar dessas irregularidades, eu gosto dessas miçangas - especialmente as maiores de tamanho 8/0. Elas são ótimas para criar uma textura diferente na bijuteria. Eu sempre tomo mais cuidado ao trabalhar com elas (por exemplo, puxo a linha mais devagar para evitar que passe nas bordas afiadas e evito usar a tensão da linha muito apertada) e procuro utilizar linhas mais fortes.

Tamanhos

Os tamanhos delas seguem a mesma classificação utilizada para as seed beads redondas. Os tamanhos mais comuns são: 15/0, 11/0, 8/0 e 6/0 (lembrando que quanto maior o número, menor o tamanho da miçanga). Porém as seed beads hex são maiores que as seed beads redondas.

Eu tirei a foto abaixo para mostrar melhor a vocês a diferença de tamanho entre as miçangas hex e as miçangas redondas e cilíndricas. Na primeira agulha de cima estão dez miçangas hex da marca Toho. Na segunda agulha (a do meio) estão dez miçangas redondas da marca Toho. E na última agulha (a de baixo) estão dez miçangas delica. Todas são do mesmo tamanho 11/0 e são na mesma cor e acabamento preto fosco (em inglês: black matte).


Custo

As miçangas hex são vendidas na mesma forma que as miçangas redondas. Vocês encontram pacotes ou tubos variando de 8 a 30 gramas ou mais. O preço delas também é parecido com o das miçangas redondas.

A Miyuki criou também uma variação das miçangas hex onde elas são torcidas. O nome delas em inglês é "Twist Hex seed bead". Pelo que pesquisei, elas estão disponíveis apenas no tamanho 10/0.

Aqui estão algumas fotos dessa miçanga hex torcida:


Crédito: General Bead

Bem, isso é tudo que tenho para falar sobre as seed beads hexagonais. E para inspira-los deixarei aqui alguns exemplos de trabalhos utilizando essas miçangas (observem como elas ajudam a criar uma textura interessante na peça):

Crédito: HandFast Design

Crédito: LiTelleJewery (etsy)

Crédito: beadaholique.com

Crédito: artfire.com


Crédito: Wescott Jewelry

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...