segunda-feira, janeiro 11, 2016

Série Iniciante: Miçangas "Seed Beads" (Parte 2)

Seed Beads Cilíndricas

São seed beads feitas de vidro e que possuem o formato cilíndrico. Elas lembram tubos bem finos e pequenininhos e possuem bordas mais ásperas que as seed beads redondas. Mas isso é porque o furo das seed beads cilíndricas é mais largo, deixando a borda da miçanga fina. Elas são bem uniformes e por isso são excelentes para trabalhos onde precisão é fundamental. Exemplos de técnicas em que essas miçangas são mais utilizadas: peyote, tijolinho (em inglês: brick stitch) e tear.

Hoje no mercado os dois principais fabricantes de miçangas cilíndricas são a Miyuki e a Toho. As produzidas pela Miyuki são conhecidas como "Delica beads" ou miçangas Delica. Já a Toho possui duas linhas:  a Treasures e a linha Aiko (entre as duas a Aiko é a de melhor qualidade).

Aqui está uma foto onde vocês podem ver bem a diferença entre as miçangas redondas e as cilíndricas.

Crédito: eco's bead box

E nessa foto vocês podem ver as três principais linhas de miçangas cilíndricas:

Crédito: lindaklandy.com 

Delica beads:

 Crédito: auracrystals.com

Crédito: amazom.com

Toho Treasure:

Crédito: hautehobby.com

Crédito: wildlybohemian.blogspot.com

Aiko:

Crédito: etsy.com

E aqui está uma foto que encontrei no site da Toho onde eles comparam as miçangas Aiko com miçangas cilíndricas de outras marcas:

Crédito: tohobeads.net


Eu nunca utilizei as miçangas Aiko, então não sei afirmar a vocês se são melhores que as Delica. Mas vendo algumas imagens na internet, a Aiko realmente parece ser mais uniforme:

Crédito: eco's bead box

Tamanhos

O tamanho das seed beads cilíndricas também é definido por um número e a identificação segue a mesma nomenclatura usada para as seed beads redondas: 15/0, 11/0, 10/0, etc. Quanto maior o número, menor o tamanho da miçanga e vice-versa.

Entretanto a definição de que o tamanho 11/0, por exemplo, significa que cabem 11 miçangas alinhadas no comprimento de 1 polegada não se aplica mais. Isso porque as miçangas cilíndricas são menores que as miçangas redondas. Então considerando o exemplo dado, no comprimento de 1 polegada cabem de 17 a 22 miçangas cilíndricas de tamanho 11/0.

As miçangas Delica da fabricante Miyuki estão disponíveis nos tamanhos 15/0, 10/0, 11/0 e 8/0. Já as miçangas Treasure da Toho estão disponíveis apenas em dois tamanhos: 11/0 e 8/0. E a linha Aiko é produzida em um único tamanho: 10.5/0. Elas são um pouco maiores que as cilíndricas de tamanho 11/0 e menores que as de tamanho 10/0.

Aqui está um print screen que tirei de um vídeo no Youtube para mostrar a vocês os quatro tamanhos das miçangas Delica:


Custo

Por conta da sua uniformidade e qualidade, as miçangas cilíndricas custam mais que os outros tipos de seed beads. Elas são ótimas para projetos que requerem precisão e o fato delas terem um furo mais largo possibilita você passar mais vezes com a linha pela mesma miçanga. Elas geralmente são vendidas em pacotes pequenos de 5 a 10 gramas. Mas em alguns lugares como a loja auracrystals e shipwreckbeads é possível comprar pacotes maiores.

E para terminar, aqui estão alguns exemplos de trabalhos onde foram utilizados apenas seed beads cilíndricas:


Crédito: miyuki-beads.co.jp


Crédito: I B Beading

Crédito: contemporary geometric beadwork

Crédito: SandFibers etsy

Crédito: the beaded carpet

Crédito: SandFibers

3 comentários:

  1. como faço para adquirir as miçangas MYUKI DELICAS?

    ResponderExcluir
  2. Esse site shipwreckbeads é confiável?

    ResponderExcluir
  3. Tenho miçangas TOHO para vender.
    https://www.elo7.com.br/paulamajcher/loja

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...