domingo, junho 23, 2013

Série Iniciante: Agulhas

As agulhas específicas para bordado com miçangas (em inglês: beading needles) são muito parecidas com as agulhas de costura.

A diferença é que a as agulhas para bordado com miçangas são muito mais finas e o olho da agulha por onde você passa a linha é muito menor também. Você não consegue passar por dentro de uma seed bead com uma agulha de costura.


O tamanho das agulhas tradicionais para bordado com miçangas é identificado por uma numeração: #10, #11, #12, #13 e #15. Quanto maior o número, mais fina é a agulha (e menor é o olho da agulha). 


Escolhendo o número correto da agulha:

Você irá escolher a agulha de acordo com o tipo de miçangas, o tipo de linha e o tipo de projeto que você irá realizar. Por exemplo, se você for utilizar seed beads tamanho 15/0, que são as menores miçangas, o ideal é que você utilize no mínimo uma agulha #12. Já se a menor miçanga do seu trabalho é a seed bead 11/0, você pode utilizar a agulha #10. Mas se o projeto pedir que você passe muitas vezes por uma mesma miçanga 11/0, então é melhor pegar uma agulha mais fina como a #11.

O tipo de linha que será utilizado também influencia na escolha porque quanto mais fina a agulha, menor o olho dela. Logo uma linha mais grossa pede agulhas com numeração menor.

As numerações mais comuns são as #10, #11 e #12. Até hoje eu ainda não tive necessidade de uma agulha mais fina que a #12. Mas isso dependerá muito do tipo de projeto que você irá realizar.


Comprimento da agulha:

Além da espessura, há uma variação no comprimento da agulha. Existem as agulhas de comprimento tradicional (essas não possuem nenhuma identificação extra no nome) e existem dois outros tipos: as agulhas curtas (short beading needles) e as agulhas extra longas (extra long beading needles).

Algumas pessoas dizem que as agulhas curtas são boas para o bordado de miçangas em tecidos. Eu particularmente não as recomendo até que você já tenha alguma experiência com a técnica. Se você está começando, o ideal é que compre as agulhas de comprimento normal.

O comprimento normal de uma agulha varia conforme a sua numeração e marca. A média é:
Agulha #10: 55mm
Agulha #11: 53mm
Agulha #12: 51mm
Agulha #13: 49mm
Agulha #15: 45mm


Outros tipos de agulhas:

Além das agulhas tradicionais, existem algumas agulhas especiais que, mesmo sendo finas, permitem você trabalhar com linhas mais grossas:

Big Eye Needles: o olho da agulha ocupa todo o seu comprimento. Ela é um pouco mais grossa que as agulhas tradicionais, mas mesmo assim você consegue utilizá-la em muitos projetos com seed beads tamanho 8/0 ou maiores (e até algumas seed beads japonesas tamanho 11/0).  Você pode utilizá-las para passar fitas, cordões, linhas de tricô e outras infinidades de linhas. Eu particularmente gosto de utilizá-las com a illusion cord, que por ser uma linha mais mais grossa, não é possível passar pelo olho  de uma agulha tradicional.


Twisted beading needles: é um outro tipo de agulha que, por ter um olho maior permite que se utilize linhas mais grossas.  Ela é muito indicada para o trabalho com pérolas e pedras. Entretanto não são utilizadas com miçangas por conta do buraco ser maior e mais redondo do que nos outros tipos de agulhas.



Conclusão:

Existem diversas marcas e tipos de agulhas para bordado com miçangas no mercado. Algumas marcas são mais caras que outras, devido à qualidade. Normalmente, as agulhas mais baratas são mais maleáveis e tem maior facilidade de entortarem. Mas o ideal mesmo é que você possa testar algumas marcas e tipos diferentes de agulha para descobrir quais você gosta mais de trabalhar e quais te oferecem um melhor custo-benefício. 

3 comentários:

  1. Onde compro agulha para miçanga 9/0 e que passe o fio 0,25mm de silicone.
    Gostaria tbm de saber onde encontro agulha maleavel

    ResponderExcluir
  2. Marilene da Silva24/11/16 16:22

    Olá Larissa, tudo bem? Gostaria de sua ajuda para saber onde encontro as agulhas que vc comentou. Moro em Balneário Pinhal-Rs e aki não existe agulhas para bijuterias.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela informação. Muito útil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...