sexta-feira, junho 21, 2013

Introdução à confecção de bijuterias bordadas com miçangas

O bordado com miçangas (em inglês: beadwork) é uma técnica muito utilizada na confecção manual de bijuterias e outros artesanatos. Na verdade, a palavra inglesa beadwork engloba todo o tipo de trabalho com miçangas. Se vocês pesquisarem na internet poderão ver a infinidade de coisas belíssimas que são criadas com miçangas: acessórios de moda (como bijuterias, bolsas, sapatos e roupas), objetos de decoração, miniaturas e objetos de arte como quadros e esculturas.

Aqui no blog eu abordo especialmente  a criação de bijuterias com o bordado de miçangas. E para quem não tem nenhum conhecimento sobre essa técnica, mas tem interesse em aprender, estou criando uma série de artigos e vídeos para ajudar.

Nos artigos falarei um pouco sobre os materiais mais utilizados, enquanto nos vídeos ensinarei alguns pontos básicos como spiral hope, peyote, netting (ponto rede), square stitch e herringbone (espinha de peixe), entre outros.

Eu não conheço todos os termos utilizados no Brasil para identificar os materiais e as técnicas do bordado com miçangas. Então manterei os termos em inglês mesmo e aqueles que eu tiver certeza da tradução indicarei em parênteses. Mas colocarei imagens para identificar cada material e cada técnica.

Vocês também podem enviar emails com sugestões sobre assuntos ligado ao tema que gostariam que fossem abordados aqui.

Algumas fotos para inspira-los:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...